A Museum Ação Cultural desenvolve projetos para a criação de institutos e centros de memória, compreendendo serviços de inventários, implantação de bancos de dados, catalogação, organização física e digital de arquivos históricos e acervos, adequação de reservas técnicas, pesquisa, edição textual e produção executiva de exposições.
Mais recentemente oferece assessoria em branding e criação de websites voltados à disseminação de conteúdos de pesquisa e na elaboração de projetos para submissão em Leis de Incentivo Fiscal.
Em 2022, ao completar 20 anos no mercado, o atendimento passou a ser customizado, com equipes terceirizadas e organizadas, de acordo com a necessidade de cada ação. Permitindo assim atuar de forma mais integrada junto à concepção dos projetos, criando uma sinergia eficaz entre as demandas e os profissionais envolvidos. Com o objetivo de ampliar o leque de atuação de forma mais criativa, ágil e econômica.
Organizar e disponibilizar de modo estratégico conteúdos colabora para o acesso democratizado à informação e para a produção de conhecimento. Essa é a missão que inspira a Museum.
Museum tem sua origem na palavra grega “mouseion” que significa “casa das musas”. Na mitologia grega, as musas eram as filhas de Mnemosyne e Zeus e cada uma delas inspirava uma arte ou ciência.
Calíope – musa da eloquência e da poesia épica
Clio – musa da história
Érato – musa da poesia lírica e erótica
Euterpe – musa da música
Melpômene – musa da tragédia
Polímnia – musa da poesia sagrada
Terpsícore – musa da dança
Talia – musa da comédia e festividade
A Museum Ação Cultural foi fundada em 2002 por Simona Misan.
Arquiteta e historiadora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-PUCCAMP, em 1988. Mestre em História da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP (bolsa pesquisa FAPESP), em 1996.
De 1989 a 2001 leciona História da Arte e da Arquitetura em universidades: de 1989 a 1991 na FAU-PUCCAMP, de 1991 a 1994 na UNIP-SP e, em 2001, na Faculdade Santa Marcelina (SP).
Em 2002 funda a Museum Cultural. Em 2003 junto à Prima Informática, atual @SophiaSoluções, desenvolve o software SOPHIA ACERVO para gestão de acervos e arquivos.
Em 2005 torna-se Doutora pelo Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH-USP, onde defendeu a tese: A Implantação dos Museus Históricos e Pedagógicos do Estado de São Paulo.