2023 – 2025
Assessoria técnica em parceria com Mariana Sayad do Observatório Luneta – Economia Criativa observatorioluneta.com, para a criação e manutenção do Instituto Arthur Casas – Arquitetura e Inovação. O trabalho englobou orientação jurídica, redação do projeto para aprovação em Lei de Incentivo (Lei Rouanet) e captação de recursos.
O IAC tem por objetivo promover o acesso a projetos de arquitetura e design, destacando sua contribuição para a inovação e o uso da tecnologia a serviço da sociedade. Apoiar a educação e colaborar na promoção de ações engajadas com a sustentabilidade, visando impactos em micro e macro escalas na sociedade.
Deseja ser um Instituto referência mundialmente conhecido na pesquisa, na organização e no acesso ao conhecimento ligado a práticas inovadoras e sustentáveis na arquitetura e no design no Brasil.
O Instituto Arthur Casas de Arquitetura e Inovação, CNPJ 53.215.831/0001-47 foi criado em 2024 e seu primeiro projeto foi aprovado em agosto de 2024, na Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet (8.313/91) no Artigo 18.PRONAC 246116 PORTARIA 543/24
Assessoria técnica em parceria com Mariana Sayad do Observatório Luneta – Economia Criativa https://observatorioluneta.com/, para a criação e manutenção do Instituto Arthur Casas de Arquitetura, Design e Inovação (IACAD) dedicado à preservação e promoção da arquitetura e design moderno e contemporâneo. O trabalho contempla orientação jurídica para criação do Instituto e seu Estatuto, a redação do projeto para aprovação em Lei de Incentivo (Lei Rouanet) e a captação de recursos para o primeiro ano de sua atuação.
O Instituto tem como missão tornar acessível a memória da arquitetura brasileira, destacando a atuação de arquitetos e designers comprometidos com inovações na arquitetura moderna e contemporânea, promovendo o pensamento e a pesquisa interdisciplinares para ajudar as novas gerações de arquitetos, designers e urbanistas a pensarem o futuro. O Instituto acredita na importância de conectar arquitetura, design, tecnologia, inovação para melhor servir a sociedade e no valor de uma educação holística que incentive a experimentação por meio da produção de conhecimento, divulgação e apoio a projetos disruptivos. Buscando viabilizar discussões, de forma pragmática, sobre projetos inovadores, sejam eles antigos ou novos, desde a concepção até a execução, distribuição (em âmbito público ou privado) e para aqueles que necessitam dessas inovações, sejam consumidores ou beneficiários finais.